7 Dicas de um showroom de sucesso para vender mais tintas
O desafio de montar um showroom de sucesso para vender mais tintas costuma rondar todas as lojas que lidam com esse segmento. Afinal, em um mundo cada vez com mais possibilidades e alternativas, destacar-se dos concorrentes se torna mais difícil. E claro, também necessário.
Contudo, há soluções práticas que podem fazer parte de qualquer estabelecimento comercial e elas vão muito além de vender tintas imobiliárias com a excelência da Dacar. E é sobre isso que iremos falar nesse conteúdo exclusivo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Afinal, o que é um showroom?
Antes de entender como montar um showroom de sucesso para vender mais tintas, vamos recordar alguns pontos importantes deste conceito. Em resumo, um showroom é um espaço que se destina a mostruários, seja para exibição ou teste de itens.
Ou seja, ao contrário de um ambiente que apenas vende o produto, o showroom é onde o cliente pode usufruir de uma experiência próxima da que irá ter ao adquirir o seu produto.
Porque investir em um showroom para vender mais tintas?
O principal motivo de ter um showroom como um dos diferenciais do seu estabelecimento vem de encontro a permitir que o cliente tenha uma menor dúvida quanto à compra. Afinal, ao conferir in loco o resultado final, ele passa a ter maior segurança na escolha, evita surpresas no resultado final e pode até agregar mais itens à sua aquisição.
Além disso, com um constante aumento nas vendas online, o showroom se torna o diferencial para consumidores inseguros ou propensos a ficarem insatisfeitos ao receber os produtos. Outro ponto é que alguns itens podem ter uma percepção muito mais útil por parte do cliente. Isso porque, ao ver na prática o seu uso, é possível que ele inclua como essencial, algo que anteriormente não achava ser necessário.
Como montar um showroom de sucesso para vender mais tintas em 7 passos
1 | Estude tendências no mercado de tintas
Primeiramente, um showroom de sucesso para vender mais tintas precisa ser atrativo visualmente. Em outras palavras, é preciso que você se atualize sobre os principais produtos e técnicas do mercado de tinta.
Dessa forma, você será capaz de atender desde o cliente mais exigente quanto aqueles que costumam realizar buscas virtuais sobre o que está em alta. E claro, isso também servirá de orientação para consumidores que ainda não decidiram sobre qual produto desejam adquirir.
2 | Aposte em um mix variado de produtos
Quanto maior for a variedade de produtos que o seu showroom conseguir apresentar, maiores são as chances dele ter sucesso. Contudo, é preciso ponderar a relação entre o espaço disponível e as alternativas presentes.
Em resumo, tome cuidado para não exagerar na exposição ou colocar em demonstração um mix que cause conflito ou confusão no cliente. Em alguns casos, menos é mais e ter apenas as opções mais convidativas pode ser a solução.
3 | Avalie seu público-alvo antes de montar o showroom
Todo estabelecimento comercial possui o mesmo objetivo: vender o máximo possível para todo tipo de cliente. Entretanto, isso costuma atrapalhar na compreensão sobre qual é o público-alvo que oferece o melhor ticket médio de compra.
Sendo assim, se você não conseguir estabelecer seu público-alvo, pense da seguinte forma: de todos os consumidores que compram em sua loja, quais deles são mais recorrentes ou geram maior receita? Uma análise em seu banco de clientes pode oferecer esses dados.
Após isso, considere que um showroom de sucesso para vender tintas pode não atender todos os perfis de clientes, mas se ele potencializar aqueles mais rentáveis, pode ser que isso seja suficiente.
4 | Pontos quentes em um showroom de sucesso para vender mais tintas
A próxima dica diz respeito à mapear os pontos quentes do seu estabelecimento, antes de decidir onde ficará o showroom.
Em resumo, pontos quentes são aqueles onde estão os itens de maior procura, que podem ser sazonais ou não. Por exemplo, há uma maior tendência na procura de produtos impermeáveis ou anti-chuva em períodos com constantes tempestades. Não desconsidere isso.
Uma forma inteligente de usar os pontos quentes a seu favor, é também não concentrar o showroom em um único espaço da loja. Ou seja, sempre que possível, crie ilhas com demonstrações específicas próximo aos produtos que causam maior procura.
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5 | Use recursos online para seu showroom
Em tempos digitais, o online pode estar à serviço do seu estabelecimento a fim de tornar a experiência de vendas mais completa. Por exemplo, um showroom de sucesso para vender mais tintas pode investir no ambiente virtual para ampliar as opções físicas.
Neste caso, é possível apostar em softwares de simulação ou realidade aumentada, de modo a mostrar ao consumidor alternativas que não estão dispostas na loja. Além disso, da mesma forma que acontece com o catálogo de cores, você pode apresentar variações de um produto a partir do uso da tecnologia.
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6 | Capacite sua equipe
É improvável falar sobre um showroom de sucesso para vender mais tintas se a sua equipe não estiver engajada e apta a atender seus clientes. Principalmente quando lembramos que a venda física tem esse diferencial que a maior parte dos consumidores ainda considera.
Contudo, muito mais do que atender bem, seus colaboradores precisam atender com eficiência e conhecimento. E para isso, você deve ter treinamentos constantes, realizar reciclagens e mantê-los atualizados sobre o segmento.
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7 | Um showroom de sucesso para vender mais tintas exige produtos de qualidade
Por fim, pode parecer óbvio mas muita empresa esquece por melhor que seja a experiência do cliente, tudo pode ir por água abaixo se o resultado for diferente do que foi apresentado. Em resumo, o que faz um negócio se potencializar é a satisfação do consumidor com o produto que comprou. Para isso, ele precisa atender completamente os desejos e expectativas, a partir das soluções que o seu estabelecimento oferece. Assim o seu cliente se torna divulgador da sua marca, faz indicações a amigos e familiares e favorece para que você seja referência no mercado de tintas.
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E após entender como montar um showroom de sucesso para vender mais tintas, a dica extra é conhecer as Tintas Dacar e ter à sua disposição o melhor deste universo. Afinal, desde 1985, a Dacar investe em alta tecnologia, sustentabilidade e qualidade. Através do Sistema Tintométrico Dacar / Servcor 3B uma ferramenta que
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