Fundo preparador de parede ou selador: quando usar cada opção?
Fundo preparador de parede ou selador: quando usar cada opção?
Certamente, a preparação da superfície é um dos fatores mais importantes para garantir uma pintura duradoura e esteticamente impecável. Para isso, optar entre o fundo preparador de parede ou selador é uma decisão fundamental neste processo pré-pintura.
Com a preparação correta, é possível eliminar imperfeições que prejudicam a aparência e durabilidade da pintura, além de garantir um melhor rendimento e absorção do produto ao longo de toda a aplicação.
E, por mais que o fundo preparador de parede ou selador sejam produtos utilizados nesta mesma etapa, possuem funcionalidades distintas que precisam estar no seu radar para garantir o melhor resultado para o seu projeto!
Fundo preparador de parede: o que é e quando usar?
Com o objetivo de aumentar a aderência da superfície e, assim, potencializar o rendimento e absorção da tinta, o fundo preparador de parede é voltado tanto para o preparo antes da pintura com tinta acrílica ou esmalte.
O que destaca o produto é a capacidade de selar partículas soltas e, assim, facilitar a penetração da tinta sobre a superfície, sem destacar imperfeições mínimas. Por isso, pode ser usado tanto em superfícies novas quanto para a repintura de determinadas áreas.
Além disso, pode ser usado em paredes de diferentes materiais: alvenaria, blocos de concreto, gesso e fibrocimento.
Com isso, é uma ótima ideia para projetos com reboco ou gesso antigo que pode estar esfarelando, assim como no preparo de áreas internas ou externas.
Quando usar o fundo preparador de parede
- Ambientes com paredes porosas e absorventes;
- Superfícies com manchas de umidade ou marcas antigas;
- Paredes com cores fortes que serão repintadas;
- Projetos com reboco ou gesso antigo;
- Superfícies que estão esfarelando ou descascando;
- Obras que contarão com a aplicação de tinta esmalte.
Selador: o que é e quando usar?
Por outro lado, o selador acrílico é recomendado especialmente para preencher os poros de paredes novas, criando uma base uniforme e aderente para a aplicação da tinta de acabamento.
Além disso, o selador é voltado especificamente para o uso com tintas acrílicas, garantindo uma melhor fixação do produto e, assim, aumentando a durabilidade da pintura como um todo.
Com isso, o selador é indicado para novas obras ou paredes recém rebocadas que serão preparadas para receber a primeira pintura.
Quando usar o selador
- Paredes com acabamento de gesso ou drywall;
- Superfícies novas ou não pintadas anteriormente;
- Paredes que não apresentam problemas de manchas ou absorção excessiva;
- Projetos em que tinta acrílica será utilizada;
- Áreas internas e externas que precisam de preparação;
Diferenças entre fundo preparador de parede e selador
Com tudo isso em mente, já é possível entender um pouco melhor as principais diferenças entre o fundo preparador e o selador.
Enquanto o fundo preparador é recomendado para selar partículas de paredes desgastadas e, assim, oferecer uma superfície uniforme para a pintura, o selador tem a função específica de penetrar nos poros da parede nova e, assim, também garantir uma região ideal para a absorção da tinta.
Dessa forma, ambos os produtos possuem o objetivo de preparar as superfícies para a pintura, considerando as diferentes condições da parede e também os produtos que serão aplicados posteriormente.