Tintas Dacar 09/10/2023

Como tirar mofo de parede – guia completo para uma casa saudável

dacar_mofodeparede

Conhecido como um dos problemas mais comuns nas obras, o mofo é uma questão que prejudica não apenas o visual do espaço, mas também o bem-estar de todos.
Por isso, entender como tirar o mofo é um passo fundamental para qualquer reforma!
Causado pela ação dos fungos, o mofo costuma se proliferar em pontos de umidade excessiva, o que pode ser a parede de um espaço molhado ou com algum tipo de infiltração.
Para quem habita em um espaço com mofo, seja com alergia ao problema ou não, há chances de desenvolver problemas respiratórios e, assim, afetar o dia a dia de todos.
Pensando nisso, reunimos todas as dicas de como tirar o mofo da parede que você precisa para se livrar deste problema!

Identificação do mofo

É possível reconhecer o mofo quando começam a surgir manchas escuras, esverdeadas ou acinzentadas na parede. Em alguns casos, a pintura pode começar a descascar, já que a umidade faz com que a camada de tinta se descole da superfície.
Além de tudo isso, também é possível sentir um odor característico, especialmente quando o espaço fica fechado por muito tempo.

Passos para remover o mofo

Agora que você já sabe como identificar o mofo na parede, é hora de entender qual é a melhor forma de eliminá-lo e, assim, garantir uma pintura durável e mais segura para o seu dia a dia.

Passo 1 – Segurança em primeiro lugar

Antes de começar qualquer procedimento, é fundamental colocar a sua segurança em primeiro lugar. Como mencionamos anteriormente, o mofo pode ser prejudicial à saúde, por isso é fundamental evitar o contato direto com a pele e vias aéreas.
Sendo assim, invista em equipamentos de proteção para esse processo: luvas, máscaras e óculos de proteção. Prefira roupas que cubram a maior parte do corpo e que não serão utilizadas no seu dia a dia.

Passo 2 – Isolamento da área

Para evitar que esporos de mofo se espalhem pela casa durante a remoção, isole a área como puder, protegendo os móveis e itens ao redor também.

Passo 3 – Limpeza com água sanitária

A primeira forma de tirar o mofo da parede é com uma solução de água sanitária e água potável em partes iguais. Usando uma escova de cerdas duras, esfregue a mistura na área com mofo e, depois, remova o excesso da sujeira com um pano úmido.
Para esse processo, deixe as janelas bem abertas, já que o cheiro forte de água sanitária pode causar mal estar. Por fim, aguarde a secagem total da área para realizar a pintura.

Passo 4 – Uso de bicarbonato de sódio ou vinagre branco

Outra estratégia de como tirar mofo da parede é misturando uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para 240 mL de vinagre branco e, então, usando essa mistura para eliminar os fungos.
A técnica consiste em aplicar a mistura, deixar agir por cerca de 10 minutos e então remover com um pano seco. Dependendo da quantidade de mofo, pode ser necessário repetir o processo algumas vezes.