Tintas Dacar 18/03/2024

Dicas de Pintura para Iniciantes

Pintar as paredes de casa pode ser uma excelente maneira de renovar e dar uma nova vida aos ambientes. Uma cor nova pode ser uma grande mudança de humor, pode trazer novas sensações. No entanto, se você nunca fez isso antes, pode parecer um pouco assustador no início. Mas, não se preocupe, com algumas dicas e um passo a passo simples, você pode transformar sua casa sem grandes complicações.

Como começar a pintar?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que a preparação feita antes é fundamental para um bom resultado final. Certifique-se de que a parede esteja limpa e lisa, livre de qualquer imperfeição que possa interferir na pintura. Se necessário, lixe a superfície e aplique uma demão de selador ou fundo preparador de paredes para garantir uma aderência melhor da tinta.

Bem como a superfície, os materiais necessários para qualquer tipo de pintura de parede precisam já estar pré-selecionados, para facilitar todo o processo. Itens como rolo de lã, bandeja de aplicação de tinta, fita, lixa de parede, espátula, massa corrida, selador acrílico ou fundo preparador, tinta da cor de preferência e produtos de limpeza.

Pincéis de boa qualidade, especialmente os de diferentes tamanhos, garantem uma pintura bem feita e detalhes feitos com perfeição. Esses são alguns dos materiais utilizados em pinturas de cômodos de modo geral, por isso é importante fazer uma listagem do que realmente for necessário.

Gastar menos nas tintas nem sempre é garantia de um bom resultado final

 

 

Adicionalmente, não se pode negligenciar a importância de investir em tintas de boa qualidade ao realizar esse processo de escolha. Mesmo que o custo inicial possa parecer um pouco mais elevado, a durabilidade, resistência e eficácia da tinta de alta qualidade acabam compensando a longo prazo.

Optar por uma tinta de má qualidade pode resultar em necessidade de mais camadas de aplicação, desbotamento precoce da cor e menor resistência a intempéries, o que, consequentemente, pode exigir mais retoques frequentes e acarretar em custos extras no futuro. Ainda mais se você está pintando sem a ajuda de um profissional, desta forma, todo cuidado com a escolha do material fará a diferença.

Desde 1985, a DACAR tem como missão desenvolver e comercializar produtos para pintura com a mais alta qualidade a um preço justo, sempre com o foco em embelezar e melhorar o ambiente (e a vida, claro!) das pessoas e suas rotinas. Afinal, nada melhor do que ver a casa arrumada, por dentro e por fora, com as cores que refletem os gostos e desejos do morador, né?

Existe uma sequência correta de como pintar uma parede?

De fato, existe, sim, uma sequência correta de como pintar uma parede, seguir o passo a passo é importante para que o resultado saia como o esperado e suas paredes fiquem incríveis.

A sequência correta de como pintar parede e o ambiente em geral são:

  • Diluir o produto conforme recomendação da embalagem;
  • Pintar primeiramente o teto;
  • Em seguida realizar a pintura das paredes;
  • Depois pintar portas e janelas do ambiente;
  • Por fim, pintar os rodapés (caso seja necessário).

Assim como essa ordem, outra dica importante é a de organizar o espaço, forrar o chão com jornais ou lona e cobrir os objetos com lençóis ou panos, tudo isso antes de iniciar qualquer pintura no cômodo, ok? Isso é necessário para que os móveis e pisos do local estejam protegidos de respingos de tintas que ocorrem durante a pintura.

O que cada tipo de acessório pode fazer na pintura?

 

 

Rolos para pintura: Talvez, esta seja a ferramenta mais popular e óbvia quando falamos em pintar uma parede. Portanto, não deixe os rolos para pintura de fora da sua lista de acessórios. Eles servem para aplicar a tinta de forma rápida e uniforme, garantindo um acabamento liso.

Extensor de rolos: Sabe aqueles cantinhos inalcançáveis? Você pode chegar até eles utilizando o extensor para rolo de pintura, uma haste que se encaixa no cabo do rolo e permite que você alcance áreas altas ou de difícil acesso sem precisar subir em cadeiras, escadas ou até mesmo andaimes. Com ele, o trabalho em paredes altas ou em locais estreitos deixa de ser um desafio.

Trinchas e pincéis: Uma forma de não deixar passar nenhum detalhe é utilizando as trinchas e os pincéis. Eles quebram um galho na hora de preencher cantos, áreas de difícil acesso ou até mesmo fazer retoques. Além disso, garantem maior precisão e controle durante a pintura, permitindo cobrir áreas menores com cautela.

Dicas de pintura para iniciantes

Conforme citamos o passo a passo geral, existe também a sequência da pintura. Comece pintando os cantos e bordas com um pincel e em seguida preencha o restante com o rolo, em movimentos uniformes e sem pressionar demais. Lembre-se de respeitar o tempo de secagem entre as demãos e de limpar os materiais corretamente após o uso.

Além disso, você deve mexer a tinta com espátula ou agitador, com muito cuidado, pintar, primeiramente, uma faixa horizontal rente ao teto que vai te ajudar a se orientar. Em seguida, com o auxílio do rolo, dê cor ao restante da área, sempre seguindo a posição vertical.

Faça isso de forma suave para evitar marcas ou estrias na parede, e trabalhe em seções, de cima para baixo, para evitar marcas de sobreposição. Outro detalhe importante na hora da pintura é aplicar camadas finas ao viés de espessas. Assim, a tinta não escorre e seca rapidamente. Evite fazer retoques isolados na parede após a secagem da tinta na superfície, isso evita manchas.

Com paciência e cuidado, você pode transformar sua casa de forma simples e econômica. Aproveite para soltar a sua criatividade e experimentar novas cores e técnicas de pintura. O resultado final certamente será gratificante e valerá todo o esforço.

Como escolher as tintas antes de pintar?

De forma geral, opte por tintas laváveis e de boa cobertura para um resultado duradouro. Na hora de escolher as cores, leve em consideração o estilo e a iluminação do ambiente. Cores claras tendem a ampliar o espaço, enquanto cores escuras podem criar um ambiente mais aconchegante.

Na DACAR, você encontra uma variedade de tintas para diversas superfícies, como a nossa Linha de Paredes, Linha de Pisos, Linha Madeiras e Metais, também a Linha Textura.

Portanto, ao considerar todos esses aspectos, é prudente destacar a relevância de uma análise detalhada e criteriosa na escolha da cor da tinta, bem como na qualidade do produto a ser utilizado, a fim de assegurar não apenas uma estética agradável, mas também uma melhor eficiência térmica e durabilidade.

Leve em consideração o planejamento da quantidade de tinta

Primordialmente, faça o cálculo do volume de tinta necessário. Esse planejamento vai evitar muitos desperdícios e te poupar de dor de cabeça. Afinal, pintar as paredes de casa sozinho é um movimento para economizar dinheiro.

Então, o cálculo é bem simples: é só medir quantos metros quadrados você vai pintar; conferir a metragem que você pode pintar com uma lata de tinta (é só ler as indicações na lata do produto); dividir esse número pelo rendimento e assim você tem a quantidade de latas necessárias para dar uma demão. É bom lembrar que para uma boa pintura são necessárias 2 ou 3 demãos de tinta.

Siga as orientações apresentadas anteriormente sobre a escolha da tinta a ser utilizada para garantir um resultado final de alta qualidade. É importante destacar que tintas de qualidade comprovada têm a vantagem de oferecer uma cobertura mais eficiente e resistente, resultando em uma durabilidade superior.

Conclusão

Mudar a cor das paredes é um hábito comum e prático na hora de transformar um espaço. Não por acaso, muitas pessoas acabam se aventurando nessa tarefa sem a ajuda de um profissional.

Por isso, se você está buscando renovar o visual de algum ambiente sem passar por grandes reformas e deseja fazer isso por conta própria, essa é uma excelente alternativa.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados a fim de evitar erros que podem gerar prejuízos e futuras dores de cabeça, além de uma aparência desagradável. Por isso, preparar a superfície com antecedência, fazer uma lista de materiais, escolher a tinta e a quantidade certa, são algumas das principais dicas para os iniciantes.

Agora é só colocar a mão na massa e transformar sua casa em um lugar ainda mais acolhedor e bonito!