Tintas Dacar 17/04/2024

Melhores Práticas para Armazenamento de Tintas

Primeiramente, se tem um assunto muito importante para quem gosta de fazer pequenas reformas em casa é, sem dúvida, o armazenamento de tintas. Sabemos que manter a qualidade das tintas é essencial para garantir um bom acabamento e evitar desperdícios. Por isso, é fundamental saber como armazená-las corretamente.

Ao realizar uma obra ou projeto de pintura, é comum que sobre sobras de tintas após a conclusão do trabalho. Ou seja, saber como armazenar corretamente essas sobras, ou até compras em grandes quantidades para economizar, é essencial para garantir a qualidade do produto para futuras utilizações e, ao mesmo tempo, evitar problemas ambientais causados por um descarte inadequado.

Mantenha as latas de tintas bem fechadas

Uma das primeiras dicas para se armazenar tinta da forma correta é manter as latas de tinta sempre bem fechadas. Após o uso, certifique-se de fechar bem a lata de tinta para evitar a entrada de ar, que pode ressecar o produto e comprometer sua qualidade. Caso queira ter mais certeza da vedação, use um martelo de borracha para garantir que a tampa esteja bem lacrada.

Preveja o próximo uso e evite diluir a tinta

Se você já prevê que não vai usar todo o produto, nunca dilua toda a tinta de uma lata. Após serem dissolvidas em água ou solvente, elas não podem mais ser armazenadas e perderão as suas propriedades. Note que tintas armazenadas diluídas podem apresentar fungos, mal cheiro e até apodrecimento.

Limpe tudo antes de armazenar!

Depois de separar a tinta que sobrou (e que ainda não foi diluída), é hora de limpar bem a borda da lata de modo a garantir a vedação completa na hora de fechar.

Note que as tintas acrílicas, à base de água devem ser limpas somente com água. Já as latas e materiais de pintura das tintas esmalte sintético e vernizes devem ser limpas com aguarrás. Esse procedimento é necessário pois os resíduos de tinta na borda da lata podem fazer com que ela não se feche completamente, permitindo a entrada de ar.

Onde e como armazenar fazem muita diferença

Primeiramente, após a utilização da tinta, o ideal é armazenar as latas em locais frescos e ao abrigo da luz solar. Por quê? O calor excessivo e a exposição direta à luz podem alterar as propriedades da tinta, fazendo com que ela perca sua consistência e cor. Procure um local coberto, fresco e escuro para armazenar suas latas de tinta.

O que fazer com as embalagens e tinta que sobrou? Como descartar corretamente as tintas!

Desde 2014, a Dacar é representada e vinculada pelo programa “Prolata”, coordenado pela entidade Prolata Reciclagem e resultante de parceria ativa entre Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) e a Abeaço (Associação Brasileira de Embalagens de Aço). 

Projeto de nível nacional para logística reversa de embalagens de aço, com atenção especial a embalagens de tintas.

Acesse o site da https://www.prolata.com.br/ e verifique os pontos de descarte adequado de latas de aço.

Conclusão

Enfim, armazene as tintas em prateleiras ou suportes apropriados, longe do alcance de crianças e animais de estimação. Dessa forma, você garante a segurança da sua família e a durabilidade do produto. Seguindo essas dicas simples, você poderá manter suas tintas em perfeitas condições por mais tempo, garantindo assim um bom resultado em suas próximas pinturas.

Lembre-se sempre de consultar as instruções das embalagens e de descartar corretamente as sobras de tinta e latas, seguindo as recomendações ambientais. A Dacar se preocupa com a qualidade dos seus produtos e do seu bem estar.